Menu fechado
Nota de repúdio às medidas do governo argentino contra as instituições científicas 1

Nota de repúdio às medidas do governo argentino contra as instituições científicas

A Rede Estudo Rurais manifesta seu mais veemente repúdio às medidas do governo argentino contra as instituições científicas.

O tom obscurantista e obtuso manifestado pelo presidente Javier Milei desde a campanha eleitoral do ano passado vem sendo confirmado, gerando apreensão geral da comunidade científica internacional. Desde sua posse, o governo eleito tomou as seguintes medidas cujo maior resultado será um inevitável desmantelamento da pesquisa e do ensino nos campos científico e tecnológico do país vizinho:

▪️ Extinção do Ministério de Ciência e Tecnologia.

▪️ Congelamento dos orçamentos do CONICET, entidade similar ao CNPq brasileiro, e das universidades nacionais nos valores de 2023, o que deixa essas instituições em situação crítica, considerando que a inflação anual atual é de aproximadamente 200%.

▪️ Suspensão do pagamento de bolsas de investigação por parte dos organismos nacionais de financiamento.

▪️ Indefinição das datas de início das bolsas de doutorado e pós-doutorado já concedidas da efetivação dos contratos de jovens pesquisadores com adiamento do anúncio dos resultados do último edital.

▪️ Demissão de funcionários administrativos de instituições em todo o país, e anúncio de não renovação dos contratos de muitos cujo prazo vai até 31 de março.

Em vista do exposto, a Rede Estudo Rurais expressa sua solidariedade com os cientistas, funcionários e estudantes das instituições de pesquisa e ensino da Argentina, conclamando as comunidades científicas brasileira e internacional a se solidarizarem com seus colegas argentinos.

Diretoria da Rede.

Outras Notícias