Menu fechado

Como a Rede de Estudos Rurais funciona?

A Rede tem existência social por meio de dois espaços: debates virtuais e encontros bianuais.

A Rede como espaço virtual: realiza discussões virtuais, além de estabelecer vínculos permanentes com os associados, através de e-mails e divulgação de boletins bimestrais

A Rede como espaço de encontros: consistem na promoção de mesas redondas, grupos de trabalhos, conferências, amostras de livros, documentários e curtas metragem.

Os encontros nacionais se estruturam com base em conferências, palestras, mesas redondas e grupos temáticos. Procurando assegurar a circulação de temas e contemplar a diversidade de questões e problemáticas que vão emergindo no campo acadêmico, mas também político e estatal, a opção é não ter GTs fixos, mas renováveis a cada encontro. Os temas serão objeto de avaliação por uma Comissão Científica, Conselho Consultivo de Representação Regional da Rede de Estudos Rurais e pela Comissão local de Organização do Encontro.

Complementarmente, as sucessivas diretorias da Rede vêm integrando a programação de outras formas associativas e de produção de seminários e congressos, como tem sido o caso nos Congressos da Sociedade Brasileira de Sociologia, da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural e da Associação Latina de Sociologia Rural, mediante proposta e realização de mesas redondas. Assim, procura-se aproveitar tais ocasiões para reafirmar interesses afins de associados e divulgar, entre outros interessados, o patrimônio de reflexão que vem sendo construído.