Prêmio Maria de Nazareth Baudel Wanderley

O que é o prêmio?

Criado no ano de 2016, o Prêmio Maria de Nazareth Baudel Wanderley é concedido à melhor tese de doutorado defendida em Programas de Pós-Graduação vinculados à área de Ciências Humanas e Interdisciplinares, cuja centralidade do estudo seja o mundo rural brasileiro.

O que precisa para concorrer?

  1. As teses deverão ser inscritas no período de 15 de abril a 05 de agosto de 2021;
  2. Somente concorrerão teses que tenham sido defendidas e homologadas no período de 30 de junho de 2018 a 31 de julho de 2021;
  3. A tese deve ter um recorte teórico metodológico inovador, valorizando as reflexões e os avanços do conhecimento na área das ciências humanas e interdisciplinares com enfoque rural;
  4. Cada Programa de pós-graduação pode participar somente com uma tese, sendo de responsabilidade do Programa a escolha da tese a ser submetida à seleção.
  5. Durante a escolha, deve-se levar em consideração que os temas sejam diretamente relacionados com a problemática rural no âmbito de Ciências Humanas e Interdisciplinares.

Quais os critérios para a escolha da melhor tese?

  1. A pertinência e relevância social e acadêmica da problemática abordada;
  2. Originalidade teórico-metodológica do objeto de investigação;
  3. As contribuições dos resultados da tese para o avanço do conhecimento na área de Ciências Humanas e Interdisciplinares, com enfoque rural;
  4. Qualidade da escrita e criatividade na elaboração da tese.

Quais os benefícios para o vencedor?

O prêmio confere ao autor da melhor tese um certificado de reconhecimento pelo trabalho e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.000,00. Além disso, o programa de pós-graduação e orientador (a) e coorientador (a) da tese também recebem destaque no site da Rede de Estudos Rurais.

Quem concede o prêmio?

O prêmio é concedido pela Rede de Estudos Rurais como reconhecimento dos trabalhos interdisciplinares e das ciências sociais com enfoque rural. Com atuação há 15 anos, a Rede de Estudos Rurais é uma das principais referências para os estudiosos das diferentes áreas do conhecimento com enfoque rural.

Qual o objetivo do prêmio?

O prêmio tem como objetivo reconhecer e socializar a produção científica, bem como incentivar a produção de teses nos Centros Nacionais de Pesquisas e Pós- Graduação do País e Instituições de Ensino Superior em temas relacionados ao mundo rural nas áreas de Ciências Humanas e Interdisciplinar.

Qual a periodicidade do prêmio?

O prêmio é concedido bianualmente a cada edição do Encontro da Rede de Estudos Rurais. Nesta 9ª Edição do Encontro da Rede de Estudos Rurais, o Prêmio Maria de Nazareth Baudel Wanderley entra em sua 3º Edição.

A vencedora ou vencedor da melhor tese será conhecido(a) no dia 08 de outubro de 2021.

Quem é Maria de Nazareth Baudel Wanderley?

No ano de 2006, Maria de Nazareth Baudel Wanderley, em parceria com outras três pesquisadoras, idealizaram e realizaram o primeiro Encontro da Rede de Estudos Rurais, naquele ano, ocorrido na Universidade Federal Fluminense para discutir o tema “Encontro de Pesquisadores da Rede Rural – uma proposta de intercâmbio de pesquisa”.

Formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco, especializou-se em Sciences Sociales du Travail (Ciências Sociais do Trabalho) pelo Institut des Sciences Sociales Du Travail, ISST, tornou-se doutora em sociologia pela Universidade de Paris X Nanterre, PARIS X, França e pós-doutorado pelo Centre de Coopération Internationale en recherche Agronomique pour le Dével, CIRAD, França.

Foi presidente do Centro de Estudos e Pesquisas Rurais (CEPER- Brasília) entre os anos de 1977-1979 e Assessora Técnica da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMBRATER) entre os anos de 1975-1978.

Também adquiriu experiência na docência como professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde lecionou por mais de 20 anos, e foi coordenadora do mestrado de sociologia e do doutorado em Ciências Sociais e Áreas Temáticas do doutorado Agricultura e questões agrárias. É coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Estado e Agricultura, da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa e Ciência Sociais. Fundadora e coordenadora do Laboratório de Observação Permanente sobre as Transformações do Mundo Rural do Nordeste.

Em 2011, Recebeu da Sociedade Brasileira de Sociologia o Prêmio Florestan Fernandes, uma honraria concedida a profissionais pelo seu destacado desempenho a partir de suas produções acadêmicas, formação de novos pesquisadores e atuação em benefício e desenvolvimento da sociedade brasileira.

Confira o edital completo aqui e inscreva-se abaixo:

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!