A Rede de Estudos Rurais parabeniza Marco Antônio dos Santos Teixeira – vencedor da 3ª edição do prêmio Maria de Nazareth Baudel Wanderley -, com a tese “Movimentos sociais, ações coletivas e reprodução social: a experiência da Contag (1963-2015)”. Leia o resumo da tese abaixo:
TEIXEIRA, Marco Antônio dos Santos. Movimentos sociais, ações coletivas e reprodução social: a experiência da Contag (1963-2015). 2018. 333f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
RESUMO
Nesse trabalho foi analisada a atuação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) por meio das suas ações coletivas e ações de reprodução social entre 1963 e 2015. Também foi examinado o modo como a Contag e Estado se relacionaram ao longo do período mencionado. Isso foi feito por meio do exame de algumas situações emblemáticas da trajetória da Contag: os congressos; a atuação na Coprofam; ação com base na legislação; campanhas salariais de Pernambuco; Gritos da Terra Brasil; e Marchas das Margaridas. O estudo desses casos procurou destacar a importância de uma investigação orientada pela contribuição da experiência dos atores e de uma análise diacrônica para a compreensão da atuação da Contag por um período de mais de 50 anos. A abordagem proposta destacou a importância em estudar as ações coletivas e de reprodução social da Contag de maneira articulada, de modo a compor um painel mais complexo sobre a atuação dos movimentos sociais, tema central de reflexão nas teorias dos movimentos sociais e da ação coletiva. Também ressaltou a importância em se adotar uma noção teórica relacional para o Estado, o que permitiu ter uma perspectiva capaz de identificar e analisar as diferentes forças e dinâmicas em relação no Estado. A pesquisa foi feita, primordialmente, por meio da análise de documentos, realização de entrevistas e etnografia multisituada de eventos.
Palavras-chave: Movimentos Sociais. Ação coletiva. Reprodução Social. Estado. Contag.
Agradecemos a participação de todos os pesquisadores e associados que submeteram suas teses. Até a próxima edição do prêmio!