Embora a Rede de Estudos Rurais tenha sido criada em 2006 e formalizada em 2009, nossa história é muito mais antiga.
Um dos pilares dessa história foi o Projeto de Intercâmbio de Pesquisa Social em Agricultura (PIPSA), um fórum de debates abrangendo tanto a sociologia rural como outras áreas do conhecimento, criado em 1978.
Inicialmente, o PIPSA foi mantido por um convênio entre a Fundação Ford e o Centro de Pós-Graduação em Desenvolvimento Agrícola (CPDA) que, à época, estava sediado na Fundação Getúlio Vargas.
Como conta Roberto Moreira (2014), “com o término do apoio da Fundação Ford, gradativamente este movimento se articula sob a forma de uma associação informal que opta pela formalização em seu XV Encontro Nacional, em 1990, quando torna-se a APIPSA, que realiza mais três Encontros Nacionais, sendo o último em 1996. Na atualidade, este capital social crítico no campo científico dos estudos rurais está configurado e atuante na Rede de Estudos Rurais que realizou seu primeiro encontro nacional em 2006…”.
Para você conhecer um pouco mais dessa história, selecionamos alguns artigos que encontramos online.
🌱 Carta de Maria de Nazareth Baudel Wanderley.
💻 Acesse: https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/ruris/article/view/705
🌱 Subalternia, estudos rurais e política no mundo rural brasileiro, de Roberto José Moreira.
💻 Acesse: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/468
🌱 Estudos agrários no Brasil: modernização, violência e lutas sociais (desenvolvimento e limites da Sociologia Rural no final do século XX), de Anita Brumer e José Vicente Tavares dos Santos.
💻 Acesse: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/viewFile/1432/1410
Como os encontros da APIPSA eram descentralizados, muitos documentos ficaram dispersos. Se você conhece outros textos, compartilhe conosco. Lembra de fatos memoráveis dessa história? Envie nos comentários. Tem imagens? Vamos recuperar essa história! 😃📚