As Centrais Sindicais estão atentas e mobilizadas contra a oposição do governo atual ao novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e pressionam para que haja prioridade na tramitação dessa matéria na pauta da educação pública e para a classe trabalhadora.
Nós, que fazemos a Rede de Estudos Rurais, nos solidarizamos com a situação e também entendemos que o novo Fundeb será capaz de promover e reforçar a qualidade de toda a educação básica pública, valorizar os trabalhadores em educação, assim como também contribuir para a redução das desigualdades socioeconômicas e regionais.
O Fundeb entrou em vigor em 2007 e, somente no ano de 2019, foi responsável por cerca de 65% do total dos recursos investidos nas escolas públicas brasileiras. O Fundo distribui recursos entre estados e municípios para o funcionamento da educação básica pública e o pagamento de salários dos trabalhadores em educação das escolas públicas de todo o país.
Diante da urgência da votação do novo Fundeb, que está prevista para ocorrer no plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 21 de julho, as Centrais Sindicais defendem a aprovação de um Fundeb permanente e com mais recursos para a educação e nós apoiamos esse grito de luta.
Leia mais sobre o assunto acessando o link abaixo: