Caros(as) colegas,
Em decorrência dos últimos acontecimentos relativos aos cortes de verbas na educação no Brasil, que resultaram em vários cortes de bolsas de pesquisas e recursos que custeavam a subsistências de nossas Universidades Públicas, que hoje enfrentam uma situação difícil pelo descaso resultante de tais medidas adotadas pela atual administração do Ministério da Educação, a Rede de Estudos Rurais vem a público declarar apoio à greve de 48 horas nos dias 02 e 03 de outubro – em defesa da Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil.
É importante que tomemos ciência que nossas Universidades já sofreram cortes de 30% em seus orçamentos; a CAPES já teve 48% de corte no orçamento previsto para 2020; redução de 87% em fomento e 93% em divulgação e popularização da ciência do CNPq prevista para 2020; quase 9 mil bolsas de pesquisadores foram suspensas, desde o início do ano; redução no valor das bolsas de pesquisadores de institutos ligados ao Ministério da Economia (IBGE, IPEA, etc); pagamento de bolsas vigentes no CNPq, nos próximos meses de 2019, ainda sujeito a aprovação no congresso.
Com tais medidas, o governo desmonta nossas universidades, propondo alternativas de privatização, tornando cada vez mais restrito e elitista um espaço que deve ser público e garantido pela administração pública federal.
Em apoio ao professor do Departamento de Farmacologia do ICB, Helton J. Reis, que representou, através de nota pública, a real situação vivida pela educação no Brasil.
Rede de Estudos Rurais – Gestão