Menu fechado
Pesquisa da Rede PENSSAN aponta crescimento da fome e insegurança alimentar 1

Pesquisa da Rede PENSSAN aponta crescimento da fome e insegurança alimentar

Pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania Alimentar (Rede PENSSAN), apontou que existem 15,5% de lares com pessoas passando fome, que equivale a 33,1 milhões de pessoas. Houve um salto de 73% em relação à pesquisa anterior realizada em 2020, onde na ocasião 19,1 milhão de brasileiros estavam em situação de fome. Os números apontam para um patamar similar ao da década de 90.

A insegurança alimentar em todos os níveis subiu. São 125,2 milhões de cidadãos nessa situação, um aumento de 7,2% em comparação com 2020, e de 60% em relação à 2018.

O que é insegurança alimentar?

É quando em algum nível, o cidadão não consegue manter o acesso pleno à alimentação e/ou não tem certeza se terá comida no prato no dia de amanhã. Existem 3 níveis de insegurança: leve, moderada e grave (fome).

Recortes da fome

A insegurança alimentar atinge de forma desigual as regiões brasileiras, sendo o Norte e Nordeste as mais afetadas, com números que chegam a 71,6% e 68% respectivamente, estando bem acima da média nacional de 58,7%. Os dados apontam também que a fome escolhe gênero e cor. A segurança alimentar existe em 53,2% dos lares onde o morador de referência se autodeclara branco. Enquanto que nos domicílios onde o responsável é de raça/cor preta ou parda, fica em 35%. Outro detalhe é sobre a distância observada em relação aos gêneros. Nos lares chefiados por mulheres, a fome passou de 11,2% para 19,3%, enquanto que nas casas onde o responsável é o homem, a fome foi de 7% à 11,9%.

Na área rural, a insegurança alimentar atingiu 60%, onde 18,6% destes convivem com a fome, que é a insegurança alimentar grave. Esse número é maior que a média nacional, e mostra que mesmo os responsáveis pela produção de alimentos, sofrem pela falta de políticas públicas eficientes de combate à fome e pobreza.

A pesquisa foi realizada de novembro do ano passado a abril deste ano, sendo executada pelo Instituto Vox Populi com o apoio de instituições. Um total de 12.745 domicílios foram visitados em 577 municípios, distribuídos em todos os estados da federação e no Distrito Federal.

O estudo completo pode ser acessado no: http://www.olheparaafome.com.br/

Outras Notícias