Metodologia GTs

Prezados(as) Autores(as) de trabalhos aprovados para o VIII Encontro da Rede,

A metodologia que vem sendo aplicada de forma bem sucedida desde o primeiro evento da Rede tem sido avaliada positivamente a cada nova edição, constituindo-se num dos principais diferenciais dos nossos Encontros. Não se trata, pois, como costuma acontecer nos eventos acadêmicos em geral, de uma exposição formal, protocolar e sucessiva de trabalhos, atuação pontual que não gera compromissos dos participantes com o GT e nem com a reflexão coletiva das principais questões pelas quais se justifica a programação para ele proposta. Sequer é necessário a projeção de slides, já que a metodologia não prevê este formato de apresentação, exceto a apresentação da síntese dos trabalhos feita pelos coordenadores, se for o caso.
Numa perspectiva diferenciada, objetiva-se fomentar um debate consistente e profícuo sobre a temática foco do GT, enfatizando questões e problemáticas suscitadas pelos trabalhos selecionados, as quais serão objeto de sistematização, apresentada pelos coordenadores num texto síntese. Com isso, reafirmamos a intenção de operar em trabalho coletivo, para o qual a participação de cada autor(a) em todas as sessões se apresenta fundamental. Uma vez todos os GT operando sob o mesmo procedimento, evita-se a circulação dos participantes pelos diversos GT, possibilitando o alcance dos objetivos previstos na aplicação desta metodologia, tanto em termos individuais como coletivos. Destacamos, a seguir, algumas atribuições previstas na implementação do método:
Cabe aos coordenadores:
Fazer uma sistematização transversal das principais perspectivas teórico-metodológicas, questões e problemáticas apresentadas nos trabalhos selecionados, reunindo estes aspectos num texto síntese para ser discutido e aprofundado no decorrer do debate, conforme a programação dos GT no evento.
O texto síntese abarcará conteúdos temáticos, questões e eixos norteadores como propostos na ementa do GT, contributos teóricos e metodológicos articulados aos resultados empíricos. É a partir desse texto que se estabelece o diálogo reflexivo e problematizador, constituindo-se num instrumento de intercâmbio entre os trabalhos, ou seja, um princípio estimulador do debate coletivo.
Por fim, cabe informar que o referido texto síntese será enviado a todos(as) autores(as) com antecedência ao início do evento.
Cabe aos autores dos artigos selecionados:
a) Ler atentamente toda a síntese elaborada pelos coordenadores e que, a partir desta leitura prévia, tragam questões e contribuições para o debate. Salientamos que este pressuposto é básico para tornar mais frutíferas e efetivas as reflexões individuais e coletivas sobre a temática foco do GT. Para isso, os participantes devem imprimir a síntese, ou tê-la disponível no seu computador, tablet ou smartphone durante as atividades do GT;
b) Participar de todos os dias de discussão previstos no GT, tendo em vista que para essa organização serão consideradas as singularidades e as cumplicidades de interesses acadêmicos inerentes aos textos aprovados, reunindo-os em subtemas norteadores vinculados à temática geral. Essa subdivisão implica o empenho em manter a transversalidade das questões e problemáticas entre os trabalhos e a presença regular de todos os autores no decorrer dos dias de discussões programados no GT. Por essa orientação, todos estarão sensibilizados a integrar os debates no plano geral e na especificidade da contribuição do seu próprio texto e da referência ao dos demais colegas de GT.
No momento de realização do GT:
a) Reiteramos que os autores não farão uma apresentação formal do seu trabalho num dia específico e num tempo limitado. Esclarecemos que isto será fortemente evitado pelos coordenadores, pois foge dos objetivos da Rede e do escopo previsto na metodologia aplicada nos GT que, pelo contrário, torna ainda mais enriquecedor as discussões dos trabalhos que meramente uma apresentação formal. Para isso, antes mesmo que se comecem os trabalhos no Grupo, os coordenadores farão uma explicação da metodologia de funcionamento do GT.
b) Como dinâmica mais frequente e a título de sugestão, iniciam-se os trabalhos no GT por uma apresentação geral e rápida dos participantes e coordenadores. Após explicado o funcionamento da metodologia, os coordenadores fazem a apresentação da síntese com as questões e problemáticas motivadoras do debate (algo em torno de 20 minutos). Inicialmente, pode ser dado um espaço (não mais que cinco minutos) para que os autores envolvidos (na sessão ou dia previsto no GT) relacionem o conteúdo e as ideias do seu trabalho com as questões e problemáticas levantadas na síntese exposta;
c) A partir desses procedimentos, abre-se o debate com os presentes. Os coordenadores irão sempre procurar estimular as discussões entre os participantes, evitando que cada intervenção exceda 5 minutos por pessoa, para permitir que os demais possam se posicionar no debate. Os coordenadores ficarão atentos de forma a sempre correlacionar as discussões com os eixos norteadores da temática do GT, isso sem monopolizar a palavra, demonstrando que a síntese elaborada se constitui num instrumento para socialização dos diversos trabalhos, operando como base para compreensão e posicionamento quanto ao debate coletivo das questões teóricas e metodológicas transversais aos trabalhos selecionados;
d) Ao final de cada sessão, os coordenadores farão uma síntese do debate no GT, levantando novas questões instigadoras para a continuidade dos debates nas próximas sessões.
Ressaltamos, enfim, que no mesmo dia em que os textos sínteses de cada GT forem entregues pelos coordenadores à diretoria da Rede (previsto para o dia 15/08), eles serão disponibilizados imediatamente na página da Rede, de modo a permitir um tempo hábil para a leitura antes do evento, o que possibilitará uma participação informada dos participantes e uma maior qualidades dos debates nos GT.
Certamente, este é um evento único e de fundamental importância para se debater com qualidade e profundidade os conteúdos temáticos vinculados ao mundo rural brasileiro, selecionados para este Encontro, num momento crítico e de enorme complexidade que estamos vivenciando na sociedade brasileira.
Um excelente Encontro a todos(as).
Atenciosamente,
Diretoria da Rede de Estudos Rurais
Comissão Local do VIII Encontro da Rede de Estudos Rurais
rdestudosrurais@gmail.com / encontrodaredeufsc2018@gmail.com

Comments are closed